CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

3 CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS E COMO OBTÊ-LAS

33x12_fundo-branco_certificacao_Easy-Resize.com

Nos dias de hoje, ser uma empresa ou organização sustentável faz parte de uma estratégia essencial para um bom posicionamento de mercado. A empresa não responde mais apenas aos seus investidores, mas aos chamados stakeholders, que consistem em toda a cadeia de fornecedores, consumidores e a sociedade como um todo, representando as “partes interessadas”.

A busca pela responsabilidade socioambiental no mundo corporativo vem deixando de ser vista como “custo”, uma vez que traz a oportunidade de gerenciar riscos e oportunidades e melhorar o posicionamento da empresa em um contexto globalizado.

Neste sentido, as certificações ambientais garantem e legitimam que a organização se enquadra em ações de sustentabilidade, podendo atender demandas e necessidades específicas de empreendimentos que geram produtos ou que prestam serviços.

Como obter uma certificação ambiental?

O processo de obtenção de uma certificação ambiental pode variar, a depender da entidade pela qual se irá submeter a este processo.

De maneira geral, o empreendimento deverá seguir normas específicas, que geralmente são elaboradas por fóruns colaborativos, que envolvem especialistas do setor, autoridades acadêmicas e públicas.

Posteriormente, a empresa solicita uma auditoria através de organizações certificadoras habilitadas para fazer este trabalho e acreditadas pelas entidades que criaram a norma.

1
2
Cinco passos básicos para a obtenção de uma certificação ambiental. Fonte: Sebrae, 2015.

Principais vantagens da certificação ambiental

Listamos abaixo as principais vantagens da certificação ambiental para empreendimentos:

3
As vantagens da certificação ambiental.

Quais as principais certificações ambientais existentes?

No Brasil, atualmente, existem mais de 30 certificações verdes, que abrangem os mais diversos tipos de mercado, tais como o setor agropecuário e florestal (através de selos como FSC, IBD e ECOCERT) e até mesmo o setor imobiliário (PROCEL Edifica, e os selos já abordados pelo blog da Soluta LEED e AQUA HQE)

Trazemos para este conteúdo 3 certificações ambientais mais conhecidas e importantes que atendam a demanda da maioria dos empreendimentos, por serem principalmente relacionadas a melhoria contínua em toda a gestão do empreendimento.

ISO 14001 – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

A ABNT NBR ISO 14001 foi criada em 2004 e é uma norma reconhecida internacionalmente. Funciona como uma ferramenta para definir os requisitos para a implantação de um sistema de gestão ambiental em um empreendimento.

A ISO, sigla em português que significa Organização Internacional para Padronização, é uma rede de institutos de padronização que envolve vários países, cria e revisa certificações. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) representa o Brasil nos comitês junto à ISO.

Como mencionado anteriormente, a ISO 14001 é focada na gestão ambiental da empresa e ajuda a identificar, gerenciar, monitorar e controlar questões ambientais de maneira holística.

A ABNT NBR ISO 14001 foi criada de modo que atenda os diversos ramos do mercado e da sociedade e se adequa a empreendimentos de qualquer porte, podendo abranger também organizações sem fins lucrativos ou governamentais.

Abrange a necessidade do processo de melhoria contínua e “exige que as empresas considerem todas as questões ambientais relativas às suas operações, como a poluição do ar, questões referentes à água e ao esgoto, a gestão de resíduos, a contaminação do solo, a mitigação e adaptação às alterações climáticas e a utilização e eficiência dos recursos” (ABNT, 2015).

Assim como as outras normas da ABNT são revisadas, a ISO 14001:2015 é a versão mais atualizada da ferramenta e inclui as mais recentes tendências, como o crescente reconhecimento por parte das empresas da necessidade de levar em consideração os elementos internos e externos que influenciam seu impacto ambiental, como por exemplo, a volatilidade do clima e o contexto competitivo em que estão inseridas. As alterações também asseguram que a norma seja compatível com outras normas de sistemas da gestão.

Conforme esclarecido pelo site da ABNT, a certificação ABNT NBR 14001:2015 não é obrigatória, no entanto, a certificação independente – nas quais um órgão independente auditora suas práticas com base nos requisitos da norma – é uma forma de demonstrar aos compradores, clientes, fornecedores e outras partes interessadas que a empresa implementou a norma de forma adequada. Além disso, para algumas empresas, isso ajuda a demonstrar a forma como cumpriram as exigências regulamentares ou contratuais.

RÓTULO ECOLÓGICO DA ABNT

O Programa de Rotulagem Ambiental da ABNT foi desenvolvido em 1995 e se trata de uma certificação ambiental de caráter voluntário, com fins de atestar a conformidade de produtos ou serviços que são avaliados com base em critérios múltiplos previamente definidos em normas.

Entendida como uma certificação ambiental de terceira parte ou Rótulo Tipo I, neste modelo é levado em consideração o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de vida destes produtos: extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e descarte.

7
O Ciclo de Vida de um produto.

O objetivo principal da Rotulagem da ABNT é o estímulo a procura e oferta de serviços e produtos ambientalmente responsáveis e fornecer a garantia ao consumidor da confiabilidade das informações.

Essa confiabilidade é garantida através do trabalho da ABNT, que é a única entidade membra plena do Global Ecolabelling Network (GEN), na América do Sul. O Global Ecolabelling Network (GEN) fundado em 1994 é uma entidade mundial sem fins lucrativos que representa as maiores instituições de Rotulagem ambiental do mundo.

A ABNT conta com um comitê técnico que tem a responsabilidade de aprovar e revisar os critérios utilizados para a concessão do Rótulo Ecológico ABNT. Este comitê é formado por representantes de todas as partes interessadas. Cabe ressaltar a participação de importantes entidades governamentais, representantes dos consumidores, comunidade científica e os setores industriais específicos.

SISTEMA B

O Sistema B é também um movimento que pretende disseminar um desenvolvimento sustentável e equitativo através da certificação de empresas no âmbito global.

As empresas que aderem a esta certificação são chamadas “Empresas B”, e medem seu impacto socioambiental e se comprometem de forma pessoal, institucional e legal a tomar decisões considerando as consequências de suas ações em longo prazo na comunidade e no meio ambiente. Devem assumir com responsabilidade de realizar mudanças usando a força do mercado para solucionar problemas sociais e ambientais.

O conceito das “B Corps” foi criado pelo B-Lab nos EUA em 2006, com a proposta de redefinir o sucesso para os negócios. No Brasil, esse conceito chegou há pouco tempo, liderado pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI) em parceria com o Sistema B, fundação representante do movimento na América Latina.

Para receber a certificação, as empresas devem cumprir altos padrões de performance e são avaliadas através de um processo que analisa cinco principais áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio ambiente.

As etapas para a obtenção da certificação Sistema B, seguem abaixo:

Requisitos para se tornar uma Empresa B. Fonte: Site Sistema B.

Maiores detalhes sobre os passos para uma empresa se tornar uma Empresa B podem ser conferidos no site do Sistema B.

Continue curioso! Veja algumas das referências utilizadas neste texto, bem como links para consulta de maiores informações:

Fale Conosco:

Como podemos te ajudar? Entre em contato para uma proposta ou esclarecimento.

  • elisasoluta@eco.br

Contato Geral

Fale diretamente com nossos consultores:

E-mail: elisa@soluta.eco.br

Telefone: (11) 98696-0503

E-mail: anacarolina@soluta.eco.br

Telefone: (19) 98327-5902

E-mail: daniela@soluta.eco.br

Telefone: (35) 99201-7174

E-mail:laura@soluta.eco.br

Telefone: (19) 98140-9923

E-mail:luciano@soluta.eco.br

Telefone: (11) 94328-9515

E-mail: priscilasoluta.eco.br

Telefone: (35) 99979-7651

Endereço

  • R: Conselheiro Crispiniano, 139
    Setor 01. São Paulo/SP
Scroll Up